Pesquisa global não está habilitada.

Mensagens do blog por Escola Maker

APP Motivacional: Robô Amigo é apresentado no VI SENID

O município de Serafina Corrêa participou do VI Seminário Nacional de Cultura Digital, cujo tema foi “Cultura Digital na Educação”. É a segunda vez que Serafina Corrêa é representada em um evento nacional pelo projeto APP Motivacional: Robô Amigo.

Em 2019, um grupo de alunos do oitavo ano (hoje no nono ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier desenvolveu, juntamente com a professora Eliana Ebbing  um projeto que obteve como produto final um aplicativo motivacional e um urso robótico denominado Muffin. Os alunos envolvidos no trabalho foram: Gabrielly Bittencourt da Silva, Hemely Vitória Soares, Jordan Cattanio Pasquali, Júlia Ferraz, Vitória Cristina Tomasi dos Santos.

O objetivo do grupo é ajudar pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, bullying, independentemente da sua faixa etária, a encontrar motivação para superar esse período de dificuldade. O aplicativo instalado no celular, ao ser acionado, reproduz as frases e, ao mesmo tempo, um mecanismo instalado dentro do urso gira, causando a sensação de que há um batimento cardíaco dentro da Muffin. “É uma sensação agradável de que a vida pode e deve existir, mesmo quando parece impossível.”

Em 2019, o projeto foi selecionado para ser apresentado na II Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em São Bernardo do Campo, São Paulo. E, em fevereiro de 2020, o grupo recebeu outra boa notícia, a confirmação de que o projeto havia sido aprovado pela comissão organizadora para ser apresentado no VI Seminário Nacional de Cultura Digital (SENID). O trabalho foi aprovado e avaliado da seguinte maneira pela comissão do SENID: ideia realmente original, e bom trabalho com contribuição relevante.

O VI SENID aconteceu de 22 a 24 de abril de 2020 e, considerando a necessidade de colaborar no enfrentamento e na prevenção da disseminação do COVID-19, o evento ocorreu de forma 100% on-line. A fim de potencializar que colegas de todo o Brasil e do mundo possam ter acesso a conteúdo de aula de qualidade e diretamente ligado à demanda de domínio de tecnologias e metodologias de ensino que suportem processos educativos não presenciais, a participação de ouvintes é gratuita. Os realizadores do VI SENID são: Universidade de Passo Fundo, Prefeitura de Passo Fundo, Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (GEPID), Mutirão pela Inclusão Digital, fomentado por FAPERGS.

A apresentação do projeto do VI SENID pode ser acessada clicando no link abaixo:

Acesse mais notícias:

Texto:

Eliana Ebbing (Prof. e coordenadora do projeto APP Motivacional: Robô Amigo)

Marinete Salvi Toretelli (Diretora da EMEF Leonora Marchioro Bellenzier)

Susana Bonfanti (Vice-diretora da EMEF Leonora Marchioro Bellenzier)

Revisões