Pesquisa global não está habilitada.
Ir para o conteúdo principal

Mensagens do blog por Marcelo Ávila Marques Kuhn

A Escola Maker marcou presença na Mostra Integrada de Santa Cruz do Sul!

A Escola Maker marcou presença na Mostra Integrada de Santa Cruz do Sul!

A Escola Maker está sempre inteirada sobre tecnologias educacionais e sempre realizando excelentes parcerias! No caso de Santa Cruz do Sul-RS não foi diferente: depois de o município ter adquirido o conjunto Explorador Kids, foi a vez de seus professores, por meio da Secretária de Educação de Santa Cruz do Sul e da Escola Maker, passarem a utilizar o conjunto LEGO Education SPIKE Prime e sua respectiva expansão, conjuntos que foram adquiridos através da Santana Importação e Exportação, empresa que é distribuidora oficial dos kits LEGO Education no Brasil e parceira comercial da Escola Maker.


Nos meses de junho e agosto de 2023, durante quatro encontros que totalizaram uma carga horária de 16 horas, mais de 50 professores da rede municipal receberam treinamento a respeito da usabilidade do kit SPIKE Prime e das metodologias pedagógicas em que este se embasa. Nesse treinamento, os educadores aprenderam como utilizar plenamente os motores e sensores do SPIKE Prime, assim como desenhar e ler gráficos através do aplicativo e preparar-se para competições de robótica, sobretudo para a First LEGO League. 

Desse modo, foi durante a Mostra Integrada de Santa Cruz, ocorrida no dia 9 de novembro de 2023, no Parque da Octoberfest, que houve o 1º Desafio de Robótica. Embora tivessem tido poucas semanas para se prepararem após o término do treinamento, sete equipes se inscreveram para o desafio, a saber: “Rauberbot” (EMEF José Leopoldo Rauber), “Lion G2-H3” (EMEF Guilherme Hildebrand), “Akatsuki” (EMEF Santuário), “Lumus” (EMEF Normelio Boettcher), “Leopoldron” (EMEF Dona Leopoldina), “Bonjabots” (EMEF Bom Jesus) e “AboveTron” (EMEF Frederico Assmann). 


Para realização da olimpíada de robótica do município, foram utilizados tapetes Powered da First LEGO League e o desafio consistia em coletar o número máximo de blocos coloridos (os quais totalizavam cinco blocos, a saber: azul, vermelho, verde, amarelo e rosa) em duas baterias e no menor tempo possível. Qualquer modelo de veículo estava autorizado a participar contanto que tivesse sido construído com componentes do conjunto SPIKE Prime e sido programado com antecedência.     

No final da olímpiada, a grande vencedora foi a equipe Rauberbot, que conseguiu coletar todos os blocos coloridos e alcançar a pontuação máxima; a equipe Lumus granjeou o segundo lugar; e a equipe Lion G2-H3, o terceiro lugar. Além disso, houve a exposição de diversos modelos construídos pelos alunos, a exemplo de um carro de corrida, uma aranha móvel e, até mesmo, um robô humanoide que se locomove sendo guiado através do sensor de cor e do sensor de proximidade, o que representava os recursos que podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual. 


A Mostra Integrada reuniu mais de 400 alunos, 150 profissionais e 157 instituições de ensino. Nós, da Escola Maker, ficamos orgulhosos de ter feito parte desse belíssimo evento!

  • Compartilhar

Revisões